Confira quais as mudanças com a chegada do 5G ao Brasil

calendar icon

4/12/2022, 6:02:50 PM

calendar icon

Por VIVO

calendar icon

Por Dados Mestre

Já estando presente em paises como a Coreia do Sul , Estados Unidos, China e Uruguai a técnologia 5G promete revolucinar a maneira como iremos nos relacionar com a internet, oferecendo maior velocidade e uma cobertura estável até mesmo para regiões afastadas por um custo benefício menor. 

Com previsão de chegada em 2022 conforme as auterações no calendário do leilão da Anatel devido a pandemia de Covid-19, com uma cobertura que poderá atender grande parte do país.

Muito se fala desta técnologia, porém ainda podem surgir dúvidas acerca de como esta tecnologia pode afetar nossa vida, abaixo iremos discutir sobre o que é a tecnologia 5G e os principais impactos em nosso dia a dia 

 

O que é a Tecnologia 5G ?

A tecnologia foi inicialmente desenvolvida na Coréia do Sul, e funciona ao adaptar antenas de internet móvel que no momento transmitem os sinais 4gt, por exemplo, sua frequência irá ocupar canais de 600 MHz e 700 MHz, 26 GHz e 28 GHz, 38 GHz e 42 GHz.

O principal diferencial desta tecnologia de rede, se comparada às antigas, é a velocidade com a qual opera, podendo realizar downloads que durariam até 2 horas em poucos minutos, lógico, mantendo a estabilidade.

 

Maiores avanços na área da Internet das Coisas 

Atualmente já existem tecnologias que utilizam de um acesso a rede integrada de uma residência para que a tecnologia nos auxilie a realizar tarefas domésticas, a controlar a segurança de um ambiente e alguns eletrodomésticos. 

Exemplos de aparelhos que já realizam algumas destas funções são o Google Nest,e a assistente virtual Alexa, da Amazon, porém há previsões de uma maior gama de dispositios, tais quais geladeiras, carros, celulares, a maneira como iremos interagir com a tecnologia, veículos que não precisam de motoristas, fogões e fornos microondas esquentando a comida pouco antes de seus moradores chegarem do trabalho, cenários que antes pareciam ser possíveis apenas na fixão irão se tornar parte de nosso dia a dia. 

 

Rapidez na troca de informações 

Trocar informações em questão de segundos é o fator mais relevante do 5G e o motivo pelo qual ele possibilitará inovações que pareciam estar projetadas apenas para um futuro no mercado da tecnologia. 

A latência, fato que é responsável pela velocidade da internet, disponibilizada pela nova rede, chega a ser até 100 vezes mais rápida que a disponibilizada pelas redes de 4G ou 4.5G, uma vez que estas têm uma latência equivalente a 30 ms, enquanto o 5G poderá ter uma latencia equivalente a menos de 5 ms. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Maior área de cobertura 

Para aqueles que moram em áreas rurais ou cidades afastadas, uma conexão com menor quantidade de banda larga ou com uma qualidade de sinal inferior por valores maiores que a média em cidade ainda é uma realidade, já que redes como as de fibra óptica nem sempre cobrem estas áreas devido ao valor de sua instalação. 

Com a instalação de antenas que sejam receptivas ao sinal e a manutenção de antigas que já transmitem os sinais como de 3g e 4g, uma internet com maior estabilidade será acessível tanto para dispositivos móveis quanto para residências através de roteadores que captem o sinal. 

 

Previsão para funcionamento pleno no Brasil 

Foi determinado pela Anatel em 4 de novembro de 2021 que as operadoras devem fornecer a instalação de tecnologia 5G em cidades com mais de 30 mil habitantes até 31 de julho de 2029. 

Sendo delegada a partir da quantidade de habitantes por cidade, as primeiras beneficiadas pelo 5G são as capitais em até 31 de julho de 2022, logo após as cidades a partir de 500 mil habitantes reberão o sinal até 31 de julho de 2025, sendo encerrado o processo de instalação, nas cidades com até 30 mil habitantes com previsão para o ano de 2028.

 

É necessário mudar de aparelho para usar o 5G ? 

Assim como aconteceram nas instalações de redes anteriores será necessário a compra de novos dispositivos para que possa ser feito o uso das redes 5G, e atulamente já estão disponíveis no mercado aparelhos das marcas: Asus, Apple, Samsung, Motorola, Xiaomi e Realme. 

Entretanto a substituição dos aparelhos pode não ser tão interessante para aqueles que não estão localizados na capital devido ao tempo de implantação, outro ponto são os valores, no momento os dos aparelhos que já estão habilitados para utilizar o 5G com o custo mais baixo estão sendo disponibilizados a partir de R$1.800 reais. 

 

5G na Vivo

Sendo implementado através da técnologia 5G DSS*, a técnologia 5G já está sendo disponibilizada pela Vivo em 8 capitais, e todos os clientes que possuem chips 4G ou 4.5G e um celular compatível estão recebendo o sinal. 

Conforme forem sendo realizadas as instalações das antenas ao longo do país a captação de sinal 4G irá migrar automaticamente para a 5G conforme o chip e a compatibilidade de aparelhos após ser realizada uma atualização, e será disponibilizado um suporte à 5G pela operadora.