Quais as diferenças entre as redes 4G, 4G+, 4.5G e 5G?

calendar icon

10/18/2019, 7:24:31 PM

calendar icon

Por VIVO

calendar icon

Por Dados Mestre

Neste conteúdo você vai ver:

1.      O inicio das redes de internet móvel

2.      Como funciona a conexão?

3.      Internet 4G

4.      Internet 4.5 e 4G+

5.      Internet 5G


O início das redes de internet móvel

A internet móvel como conhecemos hoje, surgiu no Brasil nos 90. De lá para cá, muita coisa mudou e ainda vai mudar. A cada dia que passa, a tecnologia se transforma e revoluciona nosso modo de se comunicar.

2G

Também conhecido como GSM, o 2G, por exemplo, atuava nas faixas 900 Mhz e 1.900 Mhz de rádio. A velocidade dele podia alcançar de 20 Kbps ou Kbits por segundo até 500 Kbps.

3G

A rede 3G foi padronizada no ano 2000 e ela ocupava faixas como 900 Mhz, 1.700 Mhz, 1.900 Mhz e 2.100 Mhz. O 3G usa bandas do 2G e sua velocidade pode alcançar de 200 Kbps até alguns Mbps (megabits por segundo).

Essas redes representam, na verdade, as gerações da tecnologia e permitem que nos conectemos, através de redes sem fios, aos nossos smartphones para navegarmos na internet.

Como funciona a conexão?

Funciona basicamente, pelas as ondas de rádio que são emitidas por meio das antenas utilizadas pelas operadoras que oferecem o serviço. Essas ondas chegam até os celulares e, assim, eles conseguem se conectar na internet móvel.

Internet 4G

Quase 10 anos depois da chegada do 3G, foi anunciada a Internet 4G. Assim como as outras redes, o 4G foi formalizado pela Organização Internacional de Telecomunicações, 3rd Generation Partnership Project (3GPP).

Muito mais veloz, o 4G ocupa as faixas de 2.500 Mhz e 1.800 Mhz, em que outras conexões não operam mais. Outra novidade é que o fim da TV analógica liberou a faixa de 700 Mhz, que agora também está sendo utilizada pela internet 4G, enquanto o 5G não chega no Brasil.

O 4G tem velocidade de 20 MB (megabits), mas alguns testes mostraram que ele pode ter picos de até 300 MB.

Internet 4.5 e 4G+

4.5G ou 4G+ são nomes comerciais que as empresas utilizam e os dois significam a mesma coisa, outras empresas chamam a conexão de 4G mesmo.

Essa tecnologia chamada peças publicitárias 4.5G e 4G+ foi formalizada em 2011 pela 3GPP. A diferença para o 3G ou 4G comum é que usa até cinco faixas ao mesmo tempo. Isso é feito para possibilitar o tráfego de mais dados.

Por exemplo, vamos comprara com uma pista de carros. O 4G tem apenas uma faixa, se uma grande quantidade de veículos trafegarem pela via, com certeza vai congestionar e ficar mais lenta. O 4.5G é a mesma pista, porém com mais faixas, assim os carros conseguem andar por ela com mais velocidade e fluidez.

No Brasil, as faixas do 4.5G e 4G+ são de 2.600 Mhz, 1.800 Mhz e 700 Mhz.

Internet 5G

O 5G é a tecnologia mais avançada de internet móvel e ainda não está disponível aqui no Brasil. Ela demanda mudanças na indústria, tanto das operadoras quanto das fabricantes de eletroeletrônicos.

A internet 5G surgiu para proporcionar conexões muito mais velozes, seguras e estáveis. A velocidade dela pode chegar até 10 Gbps (gigabits por segundo) e isso representa uma grande evolução em relação ao 4G.

O 5G pode permitir que até 1 milhão de dispositivos estejam conectados a cada quilômetro quadrado. A conexão está em fase de testes em outros países e só deve chegar ao Brasil em 2020.


Por: Redação Vivo - Agente Autorizado assinevivocontrole.com.br


Velocidade máxima da internet disponível de até 5Mbps para download e 500Kbps para upload. Depois de atingir a franquia de dados, o usuário terá a navegação interrompida até a próxima renovação do ciclo (caso deseje, poderá contratar pacote adicional). Os aplicativos de conteúdo inclusos na contratação dos planos promocionais Controle podem ser o GoRead, Kantoo Inglês, NBA, Vivo Meditação Lite, porém, cada plano promocional Controle possui uma formatação diferente de serviços adicionais, podendo contemplar somente um ou mais aplicativos em conjunto. A navegação nos serviços digitais é descontada da franquia de internet (consumo médio GoRead: 80MB por revista; Kantoo Inglês: 23MB por lição; NBA: 320MB streaming de 15 min). Vivo Meditação: dependendo da minutagem escolhida, o (consumo médio de uma meditação varia de 10MB até 50MB). As franquias dos planos são referentes a contratação do plano Controle com adesão da conta digital, que concede um bônus mensal de 500MB. As ligações são ilimitadas para qualquer Vivo, telefone fixo e móvel para outras operadoras usando o CSP 15. WhatsApp ilimitado para enviar e receber mensagens, fotos, vídeos e chamadas de voz. Plano com prazo de permanência mínima de 12 meses. Maior cobertura de internet móvel do Brasil de acordo com dados da Anatel. Ofertas sujeitas a análise de crédito. Para mais informações acesse vivo.com.br/controle.

© 2021 - M2Center - Direitos Reservados