Neste conteúdo você vai ver:
1. O inicio das redes de internet móvel
2. Como funciona a conexão?
3. Internet 4G
4. Internet 4.5 e 4G+
5. Internet 5G
O início das redes de internet móvel
A internet móvel como conhecemos hoje, surgiu no Brasil nos 90. De lá para cá, muita coisa mudou e ainda vai mudar. A cada dia que passa, a tecnologia se transforma e revoluciona nosso modo de se comunicar.
2G
Também conhecido como GSM, o 2G, por exemplo, atuava nas faixas 900 Mhz e 1.900 Mhz de rádio. A velocidade dele podia alcançar de 20 Kbps ou Kbits por segundo até 500 Kbps.
3G
A rede 3G foi padronizada no ano 2000 e ela ocupava faixas como 900 Mhz, 1.700 Mhz, 1.900 Mhz e 2.100 Mhz. O 3G usa bandas do 2G e sua velocidade pode alcançar de 200 Kbps até alguns Mbps (megabits por segundo).
Essas redes representam, na verdade, as gerações da tecnologia e permitem que nos conectemos, através de redes sem fios, aos nossos smartphones para navegarmos na internet.
Como funciona a conexão?
Funciona basicamente, pelas as ondas de rádio que são emitidas por meio das antenas utilizadas pelas operadoras que oferecem o serviço. Essas ondas chegam até os celulares e, assim, eles conseguem se conectar na internet móvel.
Internet 4G
Quase 10 anos depois da chegada do 3G, foi anunciada a Internet 4G. Assim como as outras redes, o 4G foi formalizado pela Organização Internacional de Telecomunicações, 3rd Generation Partnership Project (3GPP).
Muito mais veloz, o 4G ocupa as faixas de 2.500 Mhz e 1.800 Mhz, em que outras conexões não operam mais. Outra novidade é que o fim da TV analógica liberou a faixa de 700 Mhz, que agora também está sendo utilizada pela internet 4G, enquanto o 5G não chega no Brasil.
O 4G tem velocidade de 20 MB (megabits), mas alguns testes mostraram que ele pode ter picos de até 300 MB.
Internet 4.5 e 4G+
4.5G ou 4G+ são nomes comerciais que as empresas utilizam e os dois significam a mesma coisa, outras empresas chamam a conexão de 4G mesmo.
Essa tecnologia chamada peças publicitárias 4.5G e 4G+ foi formalizada em 2011 pela 3GPP. A diferença para o 3G ou 4G comum é que usa até cinco faixas ao mesmo tempo. Isso é feito para possibilitar o tráfego de mais dados.
Por exemplo, vamos comprara com uma pista de carros. O 4G tem apenas uma faixa, se uma grande quantidade de veículos trafegarem pela via, com certeza vai congestionar e ficar mais lenta. O 4.5G é a mesma pista, porém com mais faixas, assim os carros conseguem andar por ela com mais velocidade e fluidez.
No Brasil, as faixas do 4.5G e 4G+ são de 2.600 Mhz, 1.800 Mhz e 700 Mhz.
Internet 5G
O 5G é a tecnologia mais avançada de internet móvel e ainda não está disponível aqui no Brasil. Ela demanda mudanças na indústria, tanto das operadoras quanto das fabricantes de eletroeletrônicos.
A internet 5G surgiu para proporcionar conexões muito mais velozes, seguras e estáveis. A velocidade dela pode chegar até 10 Gbps (gigabits por segundo) e isso representa uma grande evolução em relação ao 4G.
O 5G pode permitir que até 1 milhão de dispositivos estejam conectados a cada quilômetro quadrado. A conexão está em fase de testes em outros países e só deve chegar ao Brasil em 2020.
Por: Redação Vivo - Agente Autorizado assinevivocontrole.com.br